BADIA

Olá pessoal! Saiba um pouco sobre "nha terra"- ilha de Santiago.Também pode deixar os seus comentários no que tange aos conteúdos, sua pertinência que estão nos blogs e a propria estrutura do blog.

Tuesday, June 13, 2006

Breves sobre a luta de libertaçao da Guiné-Cabo Verde

Amilcar Cabral, deu a vida ao povo de Cabo Verde e da Guiné Bissau



A luta armada de libertação nacional teve lugar em terras da Guiné-Bissau nos primeiros anos da década de Sessenta, mais precisamente em 1963. Ela aconteceu alguns anos após a fundação do PAIGC sobre a orientação e liderança de Amilcar Cabral.

A Luta armada surgiu como única alternativa válida para a libertação da Guiné e Cabo Verde pois a luta política que na altura se levava a cabo na clandestina e fugindo à perseguição das autoridades coloniais se estava a mostrar insuficiente e capaz de mudar o rumo dos acontecimentos acelerando o processo para o cumprimento do objectivo maximo que era a Independência Nacional.

Nos primeiros anos da luta armada a situação era muito dificil pois os guerrilheiros eram obrigados a combater descalços sem fardamento e com armas obsoletas. Inicialmente a luta armada esteve circunscrito a uma só frente pois não existiam guerrilheiros suficientes para se ter várias frentes ao mesmo tempo , mas a medida que o tempo ia passando e que o mundo começava a inteirar das razões da luta levada a cabo começara a surgir apoios de vária ordem de países e povos amigos como por exemplo da Ex União Soviética, Cuba, ex RDA e muitos outros.

Graças ao empenho dedicação e entrega à causa da luta de armada é que foi proclamada em 1973 a Republica da Guiné Bissau mais tarde reconhecido pelas autoridades Portuguesas.

Se hoje Cabo Verde é um País independente e respeitado por todos foi graças aos guerrilheiros que deram tudo o que tinham, incluindo a própria vida em muitos casos para o bem e liberdade do nosso povo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home